Retorno das partilhas – Partilhas do dia 19 e 26/08 – Jornada Mundial da Juventude

Amados irmãos e irmãs, a Paz!

Após um breve período de recesso, retomamos as nossas partilhas no dia 19/08 com o tema Jornada Mundial da Juventude, sua origem e história.

Vimos que a ideia da Jornada Mundial surgiu em 1985 e foi uma inspiração do nosso querido Beato João Paulo II que criou o Dia Mundial da Juventude celebrado sempre no Domingo de Ramos.

A Jornada Mundial é uma reunião de jovens, presidida pelo Papa, que ocorre a cada 2 ou 3 anos numa cidade escolhida pelo Pontífice, em que acontecem eventos como: catequeses, adoração, louvor, vigílias, momentos de partilha e convivência entre os participantes, Santa Missa, shows, entre outros.

O objetivo da JMJ é agregar jovens do mundo inteiro na intenção de evangelizá-los e fazê-los transmitir a mensagem de Cristo. Não é simplesmente uma reunião de nações, mas, sobretudo, uma festa onde celebramos a FÉ juntamente ao Pastor da Igreja Católica e Vigário de Cristo na Terra, ou seja, nosso Papa.

História das Jornadas:

Como muitos dos membros da Comunidade Alegra-te tiveram a graça de ir à JMJ em Madri, na partilha do dia 26/08, todos os peregrinos puderam testemunhar as maravilhas de Deus e transmitir todo aprendizado que obtiveram nessa Jornada.

Dentre os testemunhos relatados pelos jovens viajantes, destacamos que essa Jornada Mundial trouxe, de forma especial, um reavivamento espiritual a cada um. O tema foi “Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé” e através dele pudemos perceber que Jesus é a única rocha onde devemos colocar nossa fé. Só Nele nos fortalecemos e só com Ele podemos caminhar na retidão, calcados no Evangelho!

A expressão de alegria no semblante das pessoas, o amor entre as diversas nações independente de cor, raça ou política era o que mais contagiava. O que se percebia era que esses jovens estavam movidos por um mesmo ideal: O amor a Cristo e à Igreja Católica Apostólica Romana.

Os peregrinos passaram por muitas experiências, mas a maior delas foi a beleza de poder reconhecer Deus nos detalhes e é isso que devemos fazer enquanto cristãos: identificar o amor de Cristo a cada momento e a cada situação. Ele conta conosco para anunciar Sua palavra e para trazer mais almas para o Reino de Deus.

Para João Paulo II, a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo. Então, irmãos, imbuídos do Espírito Santo, peçamos a intercessão de nosso Beato para que possamos ser essa juventude viva e santa, capaz de levar o amor do Pai a todos os cativos.

Que Maria, nossa Mãezinha, esteja a nos proteger e a nos conduzir sempre à vontade de Seu filho Jesus.

Curiosidade sobre a história da Cruz da JMJ:

A Cruz da Jornada é um símbolo da fé católica e, sobretudo, a representação do maior amor do mundo, que é o amor de Cristo pela humanidade. A Cruz foi entregue aos jovens por João Paulo II para percorrer a todos os lugares e a todo tempo.

Desde 1984, a Cruz está peregrinando por cada canto do mundo. Já passou por todos os continentes e em 1994 ganhou mais uma tradição: sua passagem anual pelas Dioceses do país-sede da JMJ como modo de preparação espiritual para o Grande Evento.

Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”. (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).

ALEGRA-TE!: Ser santo sem deixar de ser jovem!

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: